Primeiro Navio Oceânico Movido a Energia Eólica do Mundo Economiza 3 Toneladas de Combustível por Dia em Viagem Inaugural

Primeiro Navio Oceânico Movido a Energia Eólica do Mundo Economiza 3 Toneladas de Combustível por Dia em Viagem Inaugural

GENEBRA/SUÍÇA–(BUSINESS WIRE)– Hoje, a Cargill anunciou os resultados empolgantes do período de testes de seis meses do Pyxis Ocean, destacando o potencial da tecnologia de propulsão assistida por vento na transição da indústria naval para o uso de energias renováveis. O navio MC Shipping Kamsarmax, equipado com duas WindWings® (grandes velas sólidas de vento desenvolvidas pela BAR Technologies), demonstrou um desempenho consistente conforme previsto, resultando em uma economia média de 3 toneladas de combustível por dia.

“Estamos entusiasmados com os resultados e aprendemos muito sobre a implementação da propulsão assistida por vento em navios graneleiros”, afirmou Jan Dieleman, presidente do Negócio de Transporte Marítimo da Cargill. “Esta conquista não teria sido possível sem a parceria fantástica com a BAR Technologies, MC Shipping, o capitão e a tripulação. Estamos liderando a mudança na indústria naval e acreditamos que as tecnologias de aproveitamento do vento podem desempenhar um papel crucial e econômico na consecução de nossas metas de descarbonização a curto, médio e longo prazos.”

Durante os primeiros seis meses de testes, o Pyxis Ocean navegou pelos Oceanos Índico, Pacífico, Atlântico Norte e Sul, passando pelo Cabo Horn e Cabo da Boa Esperança. Equipado com dois WindWings®, medindo 37,5 metros de altura, o navio foi capaz de navegar usando menos combustível, enquanto as velas eram controladas por um painel tátil na ponte, ajustando-se automaticamente à configuração ideal com base nos sensores de vento a bordo.

A propulsão assistida por vento demonstrou ser uma opção rentável para apoiar a nova estratégia de gestão de gases de efeito estufa da Organização Marítima Internacional (IMO). Com uma meta de 5%, visando 10%, de energia proveniente de fontes de muito baixo carbono até 2030, a propulsão assistida por vento pode desempenhar um papel importante na consecução desse objetivo.

John Cooper, Diretor Executivo da BAR Technologies, acrescentou: “Os resultados do Pyxis Ocean com WindWings® instalados demonstram claramente que a propulsão assistida por vento pode proporcionar economias significativas de combustível e redução de emissões. Em condições ideais de navegação, durante uma viagem em mar aberto, o Pyxis Ocean conseguiu uma economia de combustível de 11 toneladas por dia. Com a Cargill, agora podemos validar nossas previsões de desempenho em condições reais e começar a implementar a produção de WindWings® em escala global.”

A Cargill está trabalhando para integrar a tecnologia de propulsão assistida por vento em rotas comerciais internacionais e está colaborando com mais de 250 portos para permitir a atracação de navios com essa tecnologia em grande escala.

A empresa continuará testando e experimentando os aspectos operacionais, técnicos e comerciais do Pyxis Ocean antes de expandir para futuras instalações potenciais.

fonte: businesswire.com

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